sexta-feira, 18 de março de 2016

VI – Antigos registros sobre os Ganzelevitch em Tomsk



Esgotadas as fontes familiares tentamos encontrar registros sobre os Ganzelevitch em algumas publicações antigas, de Tomsk, atualmente disponibilizadas na internet. Além de estarem publicadas em russo, e com o uso de alguns caracteres em desuso, a maioria desses textos não permitem o uso da ferramenta de busca de palavras. Assim mesmo foram encontradas algumas citações sobre os Ganzelevitch, a maioria mencionando Yakov e seu pai. A novidade é que aparece um terceiro Ganzelevitch mencionado nessas mesmas publicações: Leontii Yakovlevitch Ganzelevitch.

Uma dessas fontes é uma publicação do governo provincial de Tomsk[2] que relaciona os cidadãos habilitados para votar nas eleições para a Duma, em 1907, onde consta:





“1394 – Ganzelevitch, Yakov Petrovich, kvart. nalog. ” (note-se a grafia antiga; a expressão a seguir ao nome parece referir-se a imposto sobre propriedades, ou seja, que Yakov teria sido inscrito como eleitor por ter propriedades.)

Outra publicação da mesma época é o relatório financeiro da entidade religiosa judaica de Tomsk para o ano de 1907.[3]



Relatório da associação judaica de Tomsk, 1907 (pag. 32



Nesse documento estão citados como doadores de recursos para as ações sociais da comunidade os nomes de; “Ganzelevitch, L.” (p.20 e 32), “Ganzelevitch, P.” (p. 32), “Ganzelevitch” (p. 62). O primeiro parece se referir ao já mencionado Leontii e o segundo a Piotr. Essa fonte é mais um indicativo das origens judaicas dos Ganzelevitch.[4]

O único que volta a aparecer em outra publicação da época é Leontii, citado no jornal governamental em uma lista de pessoas indicadas para atuar como membros do júri no ano de 1912:

“138 – Ganzelevitch, Leontii Yakolevich....Baixa-Pochitanskaia...” (Pochitank é hoje uma pequena comunidade rural situada dez quilômetros ao norte de Izhmorsky).
                
Dos nomes citados nessas publicações dois são conhecidos: Yakov Petrovich e seu pai P(iotr) Ganzelevitch. O terceiro é Leontii Yakovlevich Ganzelevitch, que se supõe pertencer à mesma família, embora não se possa estabelecer com certeza sua relação, exceto a constatação de que Yakov e Leontii, devido aos diferentes patronímicos, não eram irmãos.

Chama a atenção, entretanto, o fato de que as referências a Piotr não mencionem, nem mesmo abreviadamente, o seu patronímico. Isso pode sugerir que ele também, como Raïda, não fosse russo.

As referências a Leontii podem sugerir ser ele o bisavô dos Ganzelevitch de Israel (Boris e Olga) cujos avós tinham o patronímico Leontievich.[5] Apesar da aparente confusão gerada pela reincidência do nome Yakov, fato que é muito comum em famílias judias, a conexão parece mais fácil de se identificar pelo lado de Boris, por envolverem apenas pessoas do sexo masculino:

Ø  Boris Yakolevitch Ganzelevitch é filho de
Ø  Yakov Ilicht Ganzelevitch, e seu avô se chamava
Ø  Ilya Leontievich Ganzelevitch, cujo pai, (e bisavô de Boris) seria Leontii ???evich Ganzelevitch, ou seja, muito provavelmente o mesmo Leontii Yakovlevitch Ganzelevitch referido nas citadas publicações de Tomsk.

Olga, por sua vez, é neta de Boris Leontievich Ganzelevitch, irmão de Ilya Leontievich Ganzelevitch, o avô de Boris Yakolevitch. Olga e Boris são portanto, primos segundos carnais, tendo em comum o mesmo bisavô.

Vale registrar também que Yakov Ilicht (pai de Boris) nasceu em 1912, um ano antes do nascimento de Wladimir Ganzelevitch Moore, em Tanger, o que sugere que seus respectivos pais (Ilya Leontievich e Yakov Petrovich) seriam da mesma geração. Poderiam ser primos caso seus respectivos pais, Leontii e Piotr, fossem irmãos.

Com base nestas informações e nas mencionadas suposições teríamos assim uma terceira via de conexão entre os Ganzelevitch “marroquinos” e os “russos”.[6]

Leontii, ao que tudo indica, teria ainda dois irmãos cujos nomes aparecem citados nas antigas publicações de Tomsk. Em "Tomskie Gubernskie" de 19/09/1912 (suplemento, p.3), constam os nomes de:
Lipa Yakovlev Ganzelevitch e Tikhon Yankelev Ganzelevitch. 


O curioso é a variação nos patronímicos: Lipa é Yakovlev (e não Yakovlevich como Leontii); e Tikhon tem o patronímico a partir da variante hebréia do nome de seu pai (Yankel em vez de Yakov), resultando em Yankelev.






 

 

 







[1] As tentativas feitas por Boris e Olga junto aos arquivos russos têm resultado até aqui improdutivas.
[2] томские губернские ведомости. (Gazeta Provincial de Tomsk)
[3] Acessível em elib.tomsk.ru/purl/1-6403/
[4] Em um relatório similar da mesma instituição, porém relativo ao ano de 1911, os Ganzelevitch não são mais citados o que pode indicar terem deixado Tomsk. [elib.tomsk.ru/purl/1-6404/]
[5] Olga e Boris haviam confirmado até então o nome de seus avôs.
[6] Outros Ganzelevitch foram identificados na Rússia, notadamente na região de Voronezh. Segundo Boris, que teria feito contato com eles, seriam de outro ramo mais distante da família, ao que parece originários da Polônia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário